Gamela

Dia Nacional da Consciência Negra

por 0 comentários

 Pessoaaaal, não sei se todos estão lembrando, mas o feriado de Zumbi está chegando, que tal curtir esse feriado na Gamela?! Uma boa ideia né?!



Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de Novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de Novembro de 1695.
No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra.
Escravos na Gamela
Vocês sabiam que antigamente a Fazenda tinha o nome de Fazenda Santa Emília?! Pois é gente, e os donos da Fazenda eram suíços alemães e suíços franceses (avós do Senhor Alvaro, atual proprietário da Gamela). A Fazenda foi uma das primeiras na região a alforrear os escravos. Muitos deles com gesto de gratidão, por serem muito bem tratados não quiseram ir embora e continuaram na Fazenda, que também acolhia muitos escravos fujões.

Como surgiu o nome Gamela
Os donos da Fazenda eram tão bonzinhos, sério gente, eram pessoas boas mesmo, eles ofereciam um lanche extra aos escravos antes de dormir, que era o angu com leite em gamelas, os escravos se serviam com coités de pés da Fazenda que ainda existem. Com isso correu a fama da Fazenda por toda região como Fazenda da Gamela, que servia o lanche em gamelas.


*Gamela: vasilha de madeira ou de barro, de vários tamanhos, em forma de alguidar ou quadrilonga, usada para servir porção de comida ou para salgar carne, transformando em carne seca, do porco o lombo salgado. Tudo para fazer uma deliciosa feijoada!









*Coité: Fruto ovóide da árvore de mesmo nome; estando maduro, é colhido e depois de cerrado ao meio e limpo é utilizado na forma de cuias, como se fossem vasilhas domésticas.                                                         
   Ex: Ele está comendo no coité (como se fosse no prato)

Não perca nossa homenagem ao Zumbi, faça já sua reserva!
Espero vocês, beijos!!



0 comentários:

Postar um comentário